ESCOLHENDO UMA BATERIA ACÚSTICA.

Baterias acústicas são, possivelmente, um dos instrumentos mais customizáveis que existem no mundo, porque vale tudo para deixar o som do jeito que você quer. Só que diante de tantas opções, como fazer para escolher uma? A seguir, os principais conselhos na hora de escolher uma bateria.

A primeira coisa que você tem que saber é que tamanho não é documento. Muitas pessoas acham que quanto mais tambores você tiver na sua bateria, melhor você vai tocar. Mas isso não é uma regra, tanto que grandes bateristas, como Ringo Starr, dos Beatles, e o jazzista Buddy Rich usavam kits de bateria com poucos tambores e deixam muita gente com muitos tambores para trás. Você pode ter mais opções de som com mais tambores, mas não é algo necessário, principalmente se for sua primeira bateria. Os tambores necessários para um bom aprendizado são: uma caixa, um tom, um surdo e um bumbo.

A segunda coisa que você tem que saber é que, em um outro caso, o tamanho é documento. Mas agora a gente não se refere ao tamanho do kit, mas sim o dos tambores, em especial o do bumbo e da caixa. A regra básica é de que bumbos de 18 ou 20 polegadas são bons para jazz e de 20 ou 22 são bons para rock, já que quanto maior for seu diâmetro, mais grave e profundo será o som. Quando em dúvida, vá atrás do de 20 polegadas que é o tamanho mais versátil. Quanto à caixa, existem muitos tamanhos, e opções de material, mas para começo de conversa, as de 14”x5,5” são extremamente versáteis, então é a melhor opção para alguém que está descobrindo seu som.

O terceiro ponto que deve ser observado é o material em que ela é feita, já que cada madeira tem um som característico. As melhores baterias costumam ser feitas de maple ou birch, sendo o maple com um som mais grave e birch com um som mais balanceado entre graves e agudos. Em opções de custo mais baixo, o basswood é a madeira mais usada, com um som mais “fechado”, sendo boas opções para estudo.

Fique de olho no blog da Pontuada para mais dicas de bateria!

 

Postagens Recentes